segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Como cuidar de um gatinho recém nascido



Vc achou um gatinho?  Não sabe quanto tempo ele tem de vida? Pois bem, vamos ao primeiro passo:

1- verifique se ele já tem os olhinhos abertos.  Se estiver com os olhinhos fechados ele provavelmente tem menos de 10 dias de vida.

2- olhinhos abertos?  Veja sua boquinha! Se não tiver nenhum dentinho têm + ou - 20 dias.

3 - Dentinhos?  Se não tiverem os pré molares eles têm em torno de 30 dias

4- Se já tiverem os pré molares! Já têm 45 dias.

Se seu gatinho não tem a mamãe gata! Vc precisa fazer um leitinho e alimentá-lo de 3 em 3 hr.
Receita do leitinho que vc mesmo pode fazer em casa.

Este leite se chama sucedâneo:

200ml de leite integral
1 gema
1 colher (sopa) de creme de leite
1 colher (café) de mel
1 colher (chá) de maizena para encorpar

Coloque tudo em uma panela, leve ao fogo e mexa bem até ferver. Tem que ficar em ponto de mingau mais para ralo. Se ficar muito grosso pode acrescentar um pouco de água filtrada. Coloque em uma mamadeira e só dê a ele se estiver na temperatura morninha mais para fria. Coloque uma gota nas costas da sua mão.  Se sentir quentura espere esfriar mais.

Antes de cada mamada se seu gatinho tem menos de 20 dias vc precisa levá-lo ao banheiro para ele fazer suas necessidades. Mas ele ainda não deve saber fazer isso sozinho! Então pegue um pedacinho de papel higiênico e massageie seu bumbunzinho. Ele logo fará xixi ou cocô.  Então tenha paciência e espere ele acabar seu trabalhinho de alívio. Logo depois apresente-lhe a mamadeira. Tlvz ele comece logo a sugar mas se não comecar, coloque o biquinho da namadeira dentro de sua boquinha e tenha paciência,  ele começará a morder e quando sentir o leitinho sair ele começará a mamar. É muito lindo. Vc vai gostar de fazer isso.  ;)

Com 30 dias seu gatinho precisa ser vermifugado

O remedinho se chama Basken. Pergunte ao veterinário ou veja na bula quantos ml devem ser dados. Depois de 21 dias vc deverá dar a segunda dose e tbm levá-lo pra fazer a primeira dose das vacinas.

Com 45 dias vc já poderá introduzir ração para filhotes na alimentação do seu gatinho!  Veja na embalagem como deve ser administrada essa ração.  Geralmente vc coloca um pouquinho de ração no pratinho e coloca um pouquinho de água morna para amolecer.

Enfim, acho que por enquanto é só isso.  Qualquer dúvida se sinta à vontade para perguntar.
Abraços e boa sorte com seu ou seus animaizinhos.
Gatinhos para adoção:




Nenhum comentário:

Postar um comentário